Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Hybanthus albus (A.St.-Hil.) Baill. CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 29-08-2012

Criterio: B1ab(i,iii,iv)

Avaliador: Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Hybanthus albuscaracteriza-se por ervas, terrícolas, hermafroditas, e apresentam síndrome depolinização entomófila. É endêmica do estado da Bahia e restrita do bioma Caatinga, onde habita Campos Rupestres e Florestas de Galeria, entre 0 e 800 m de altitude. ApresentaEOO e AOO de 23,16 km² e 12 km² respectivamente. Conhecida apenas para omunicípio de Rio de Contas e Livramento do Brumado (BA), onde foicoletada pela última vez em 1994, e pelo material tipo coletado por A.Saint-Hilaire (col. 1509) em 1817. Até agora não foi registrada novamente para o Estado. Encontra-se constantemente ameaçada pelas atividades agrícolas, formaçãode pastagens, cultivo de frutas, queimadas e extração ilegal de madeira. São necessários os investimentos em pesquisa científica e esforços de coleta a fim de certificar a existência de subpopulações da espécie,considerando a viabilidade populacional e sua proteção.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Hybanthus albus (A.St.-Hil.) Baill.;

Família: Violaceae

Sinônimos:

  • > Ionidium album ;
  • > Hybanthus tarapotinus ;
  • > Hybanthus leptopus ;
  • > Jonidium album ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

A espécie se caracteriza pelo porte herbáceo a subarbustivo, ramificação acima do nível do solo, folhas com superfícies adaxial pubescente e abaxial puberula, coberta com tricomas glandulares reduzidos (Paula-Souza; Souza, 2002).

Distribuição

A espécie ocorre em Minas Gerais e Bahia (Paula-Souza, 2010).

Ecologia

Erva terrícola, perene, que habita áreas de caatinga e campo rupestre em Minas Gerais e Bahia. Fértil em Março e polinizada por insetos.

Ameaças

1.1 Agriculture
Severidade high
Detalhes Harley (1995) indica como principal ameaça à região do Pico das Almas o desenvolvimento de atividades agrícolas para a formação de pastagens e cultivo de frutas; em geral, estas atividades têm sido realizadas com a utilização de fogo e extração ilegal de madeira e lenha. Além disso, foi registrado também o extrativismo ilegal de plantas ornamentais.

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Espécie citada no Anexo I da Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Brasil (MMA, 2008) e na Lista da Biodiversitas da Flora Ameaçada de Extinção, na categoria EN (Biodiversitas, 2005).

Referências

- PAULA-SOUZA, J.; SOUZA, V. C. A new combination in Hybanthus (Violaceae) from South America. Brittonia, v. 54, n. 2, p. 92-93, 2002.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- PAULA-SOUZA, J. Violaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil 2010. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/index>.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- HARLEY, R.M. Introdução. In: STANNARD, B.L.; HARVEY, Y.B.; HARLEY, R.M. Flora of the Pico das Almas, Chapada Diamantina, Bahia, Brazil. Royal Botanic Gardens (KEW), p.1-78, 1995.

Como citar

CNCFlora. Hybanthus albus in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Hybanthus albus>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 29/08/2012 - 14:07:19